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Trabalhando com a família

A proposta de trabalho da instituição para 2010 é envolver a comunidade no trabalho diário do CCA, que envolverá o resgate de valores sociais e a valorização do espaço, criando uma noção de pertencimento. Assim, pretende-se estabelecer com os pais o compromisso da criação de uma rede de aprendizagem e formação eficiente, em que eles sejam elementos estabilizadores dos conceitos e dos conteúdos. Com isso, objetiva-se desmistificar a visão puramente assistencialista interpretada pela comunidade, transformando-a em um ambiente de integração social.  

O envolvimento das famílias se tornará, portanto, um elemento essencial para o alcance dos objetivos do Programa, uma vez que elas são corresponsáveis pela formação da rede de proteção à criança (educação, saúde, cultura e lazer). Esse envolvimento ocorrerá por meio de encontros trimestrais diferenciados das reuniões de pais (bimestrais), em um ambiente mais prazeroso, que estabeleça uma relação de vínculo com a família.

Os temas abordados nos encontros terão como pano de fundo a reflexão CCA/família, família/criança/adolescente. Dentro dos temas serão trabalhadas: a importância do tempo que os pais passam com os filhos, a conscientização sobre a importância de sua participação na evolução e na construção da identidade dos filhos, a orientação sobre a forma de tratamento. Com os filhos, de acordo com as etapas de seu desenvolvimento, será realçado o papel da família na educação.

Nos encontros com os pais, serão abordados temas que envolvem ética, cidadania, capacidade de autocrítica e autoanálise, administração de diferenças étnicas e sociais, por meio de rodas de conversas sobre a temática, assim como tarefas em pequenos grupos, dinâmicas de grupo, dramatizações, reflexões, depoimentos e trocas de experiências. Serão também como parceiros nestes encontros o Conselho Tutelar da região, a Unidade Básica de Saúde, psicólogos, dentistas, enfermeiros e profissionais especializados em temas de proteção social (policiais, bombeiros), entre outros. 

Para que os encontros tenham êxito, entende-se que é de responsabilidade dos pais o incentivo junto à criança e ao adolescente, sensibilizando-os para que assumam um papel ativo no processo.

No primeiro encontro de pais, será explicado/apresentado o organograma da Instituição, contendo a hierarquia, o cargo e a função da cada membro participante, bem como sua missão, visão, valores e princípios. Esses encontros, portanto, serão ferramentas indispensáveis para a participação ativa das famílias e não somente como atendimento aos pais.

SALA AMBIENTE - Justificativa

A proposta da instituição para o trabalho com a criança e o adolescente em 2010 terá como linha norteadora a valorização dos conceitos éticos, morais e sociais, por meio de atividades sistemáticas que permearão todas as áreas de conhecimento desenvolvidas dentro do CCA: artes, desenho, música, teatro, escrita, leitura, esporte, meio ambiente, alimentação, origami/arte em papel, entre outros.

Elaborando esses conceitos, espera-se que crianças e adolescentes aprimorem o convívio, que é a base do ser social, percebendo e respeitando a diversidade do outro, trabalhando a emoção, a cooperação, a solidariedade e a união.

A proposta de sala ambiente visa à melhoria desses aspectos. Duas vezes por semana, uma hora por dia (de manhã, das 8h às 9h, e à tarde, das 13h45 às 14h40), nos meses de março, abril, maio, junho, agosto, setembro e outubro, os educandos irão participar de atividades diversificadas propostas pelos próprios professores em suas respectivas salas. No período de uma semana, a criança terá participado das oficinas de todos os professores (as atividades serão propostas pelos professores de acordo com sua habilidade).

Com a implementação das salas ambientes, o objetivo é que os educandos respeitem e valorizem os educadores, independentemente da sala à qual pertencem; consequentemente, valorizarão também os espaços e os colegas.

Esperamos que por meio desse projeto os educandos percebam a importância da união, da cooperação e da solidariedade.

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