(11) 5533-5172

Histórico

A Seara Bendita Instituição Espírita, foi fundada em 03 de novembro de 1951, por José Klörs Werneck, sediada na antiga Rui Barbosa, 830, hoje Rua Demóstenes , 834, Bairro Campo Belo, São Paulo/São Paulo.

Esse foi o local escolhido para fundar a Instituição que tinha por finalidade “divulgar a Doutrina evangelizadora de Jesus, codificada por Allan Kardec, o que importa na intensificação do amor e da justiça entre as criaturas humanas, bem como levar o pão espiritual e auxílios aos irmãos necessitados”, como registrado no termo de fundação.

Os trabalhos do grupo instituído por Werneck compreendiam os estudos da doutrina, assim como sessões mediúnicas. Também já havia a distribuição de sopas aos carentes, iniciando lentamente o trabalho de assistência social.

Sob o lema “Fora da caridade não há salvação”, a Seara Bendita começou a funcionar em barracões cobertos de zinco, erguidos com madeira dos caixotes de importação doados pela Volkswagen.

Através de doações foi montado um prédio com três salas: dispensário, com grande armário e gavetões sinalizados de acordo com a faixa etária das crianças que eram atendidas, depósito de mantimentos e ambulatório de atendimento médico-odontológico. Nos fundos, onde hoje é a secretaria da Seara, funcionava a cozinha, com uma mesa grande para o lanche de café com leite, biscoito e pão para as crianças, enquanto suas mães ouviam o evangelho.

No pátio, balanços, gangorras e outros brinquedos ao ar livre serviam de diversão para as crianças.

Werneck conseguia reunir muitos donativos: mantimentos, roupas, sapatos e medicamentos além de uniformes, material escolar e enxovais para recém-nascidos, que aos sábados, eram distribuídos a famílias carentes. Havia passes espirituais para os assistidos e aulas sobre o Evangelho.

Iniciada a construção do salão de alvenaria, abriu-se um poço para captação de água e fez-se a ligação de luz elétrica. Pronto o salão, realizavam-se as reuniões espirituais às quintas-feiras, às 15 horas, para o estudo das obras básicas da codificação, preces, vibrações e fluidificação da água, entre outras atividades.

Com os investimentos de Werneck nas ações e com a adesão de parceiros que colaboravam no fortalecimento dos projetos de divulgação da doutrina, estudos e assistências, a Casa continuou seu desenvolvimento.

Em 1978 foi incorporada à Seara Bendita, a casa onde morou o Sr. Werneck, na então Rua Rui Barbosa e hoje Rua Demóstenes 778, conhecida como “Searinha”.

Em 1983 a Seara Bendita assumiu a administração do Lar Meimei, localizado na Avenida Yervant Kissajikian, 2858, Vila Missionária, São Paulo, SP, através da doação feita pela Sra. Gertrude Baumann. Com isso a Área de Assistência Social da Seara Bendita se transfere para o Lar Meimei.

Copyright 2014 - Seara Bendita - Todos os direitos reservados